No dia 24 de junho, a comunidade acadêmica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) poderá ajudar no rumo da instituição. Na data, ocorre a pesquisa de opinião para escolha do novo reitor da universidade. Para esclarecer as propostas e apresentar a única chapa que concorre nas eleições, a UFSM promoveu, nesta quinta-feira, uma live com os três integrantes da chapa: os professores Luciano Schuch, Martha Adaime e Cristina Nogueira. Na apresentação, além de falar das propostas futuras, o trio enfatizou e defendeu o projeto que busca autonomia universitária e gestão democrática.
Ação pede suspensão de processo eleitoral na UFSM
Para esclarecer dúvidas, o público que acompanhou a live pôde fazer perguntas, que foram respondidas pontualmente pelos candidatos. Dentre as questões abordadas, estavam a pandemia e o ensino, considerando as questões sanitárias e a possibilidade de retorno às aulas presenciais, os desafios para a extensão, o orçamento, levando em conta a manutenção dos serviços frente à redução orçamentária, o avanço da internacionalização da universidade, a democratização do ingresso e permanência do estudante por meio da assistência estudantil, a possibilidade de criação de novos cursos, o posicionamento da chapa sobre o trabalho remoto durante e no pós-pandemia; entre outros assuntos.
Audiência Pública vai discutir situação do Hemocentro Regional de Santa Maria
Por cerca de uma hora e meia, os três professores se revezaram nas respostas. De forma conjunta, além de defender a universidade com autonomia, eles destacaram a importância do diálogo e da comunidade universitária votar no dia 24, validando e legitimando o processo na instituição.
_ A chapa tem três pessoas para defender um projeto, todos aptos para serem reitor ou reitora. Temos uma organização interna, em que o professor Schuch é candidato a reitor, a professora Marta a vice-reitora e a professora Cristina para estar à frente da pós-Graduação e Pesquisa. Mas, de acordo com a vontade do nosso Conselho Superior ou do governo federal, os três estão aptos ao cargo de reitor ou reitora, sem protesto, se mudar a ordem. Os três vão trabalhar juntos _ explicou o professor Schuch, atual vice-reitor da UFSM.
Aprovada lei que promete desburocratizar o desenvolvimento de atividades econômicas
Ainda durante a finalização, Schuch destacou que busca uma universidade inclusiva, em que todas as ideologias são aceitas, sem pensamento hegemônico.
NOVA LIVE
Já está agendada a próxima live de apresentação da chapa. No dia 22 de junho, às 16h, também pelo formato online, os professores candidatos à Reitoria responderão novas perguntas da comunidade acadêmica.
ELEIÇÃO
As eleições para a Reitoria da UFSM ocorrem em dois momentos: o primeiro é a pesquisa de opinião, em que docentes, técnicos-administrativos e estudantes votarão, de forma eletrônica. No segundo momento, os candidatos que almejam integrar a lista tríplice precisam fazer nova inscrição para a eleição feita pelos Conselhos Superiores (Consu, Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão e Conselho de Curadores). Os conselheiros poderão utilizar o resultado da pesquisa de opinião para balizar votos. Os três candidatos mais votados integram a lista tríplice para reitor, que é encaminhada ao governo federal para nomeação. Cabe o presidente Jair Bolsonaro indicar um dos três nomes, independentemente da posição que ocupa na lista.
PESQUISA DE OPINIÃO
- Até 23 de junho_ Período para apresentação das propostas de cada chapa
- 24 de junho_ Realização da pesquisa de opinião
- 24 de junho_ Divulgação do resultado preliminar
- 30 de junho_ Divulgação do resultado final da Pesquisa de Opinião
LISTA TRÍPLICE
- 05 de julho_Inscrição dos candidatos
- 07 de julho_ Divulgação da homologação das inscrições pela Comissão Eleitoral
- 12 de julho_ Realização da eleição para o cargo de reitor e vice-reitor em reunião ampliada dos Conselhos Superiores